LABARRE, Albert - História do Livro. Trad. [do francês] de Maria Armanda Torres e Abreu. São Paulo: Editora Cultrix, 1981.
LABARRE, Albert - História do Livro. Lisboa: Livros Horizonte, 2006.
“História do Livro” de Albert Labarre é uma obra de um admirável conservador da Biblioteca Nacional de Paris. No seu estudo Albert Labarre, apresneta a evolução histórica do livro, das suas origens até aos nossos dias. O estudo é realizado ao longo 7 capítulos: origens do livro; o livro na antiguidade greco-romana; o livro na Idade Média; o advento da imprensa; do manuscrito medieval ao livro moderno; o livro, da Contra-Reforma ao Século das Luzes; e o livro moderno.
Na introdução o autor aborda os possíveis conceitos de livros, que mudando ao longo do tempo. Labarre considera que na definição de livro são necessário recorrer a três noções: suporte da escrita; difusão e conservação de um texto e manejabilidade. Pretende-se que o livro seja manejável.
O livro surge inicialmente como um objecto: produto fabricado, mercadoria, peça de arte, e foi-se assumindo durante muito tempo como o único meio de difusão e conservação do conhecimento, em que participava na história da civilização e da cultura.
O livro para se completar, para ser um verdadeiro livro, na sua acepção da palavra, deve ser lido pelo leitor, tem que estar nas mãos dos leitores. Para Labarre, o livro está ligado à escrita, e não tanto à linguagem e ao pensamento, até pelo que o aparecimento do livro está associado aos suportes de escrita.
O autor remata a a sua obra por falar na revolução do livro, do desenvolvimento das técnicas e dos meios de comunicação audiovisuais considerado como uma concorrência forte dos livros. Termina citando a expressão de Louis Armand: "(...) contudo, e face aos novos meios de comunicação o livro representa um esforço pessoal e salutar."
Etiquetas: Livros e afins |